LEGO: Tudo começou em 1932 com Ole Kirk Christiansen, um carpinteiro dinamarquês que começou a fabricar carrinhos de madeira artesanais … 04/10/2016

Imagem: https://starfishtherapies.files.wordpress.com/2010/04/legos.jpg
Em 1932 Ole Kirk Christiansen, um carpinteiro dinamarquês, iniciou uma pequena fábrica de carrinhos artesanais de madeira na cidade de Billund, Dinamarca. Naquela ocasião seu filho, Godtfred Kirk Christiansen, com 12 anos de idade, passou a ajudar o pai, como era o costume da época. Dois anos depois, a oficina familiar se expande e adota o nome LEGO, uma junção das palavras dinamarquesas “leg” e “godt” que, em português, significam “brincar bem”. Aos 17 anos, Godtfred desenhava e produzia seus próprios projetos, gradativamente ampliando a indústria de seu pai. Todavia, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a Dinamarca é ocupada pelos nazistas e a fábrica é queimada. Com o fim da guerra, retomam a produção inovando: foi a primeira indústria dinamarquesa a utilizar resinas plásticas coloridas e moldáveis para produzir brinquedos. Em 1949, inspirados em um brinquedo inglês (o Kiddicraft), produzem os primeiros “tijolinhos” de plástico que se encaixavam uns nos outros, adicionando ao desenho original duas linhas de encaixes redondos na parte superior dos blocos. São os “Automatic Binding Bricks” ou Tijolos de Encaixe Automático. Essa invenção, executada com um acabamento perfeito, garante o ajuste completo das peças e, simultaneamente, permite uma gama variada de combinações de blocos entre si.
Em 1953, LEGO passa a denominar não apenas a empresa, mas o brinquedo que se tornará, com o passar dos anos, referência mundial de excelência no campo da indústria voltada para a diversão e o desenvolvimento da criança desde muito pequena. Em latim, as palavras dinamarquesas significam “eu ponho junto” ou seja: eu - criança ou adulto, sozinha ou com outras crianças mais velhas, mais novas ou outros adultos - , eu junto, eu empilho, eu enfileiro, eu construo o que a minha imaginação, as minhas habilidades motoras e os blocos que tiver à disposição permitirem. Mais ainda, o fato de essas peças dificilmente se desencaixarem sozinhas permite que eu retome a brincadeira mais tarde e continue do ponto em que deixei. Ou que desfaça e transforme conforme minha intenção ou o desejo daqueles que brincam comigo.
O LEGO nunca parou de evoluir, alterando o formato, as cores e o tamanho dos blocos produzidos, criando novas peças, investindo em personagens, adereços e cenários para o desenvolvimento das brincadeiras infantis. Atualmente são fabricados inúmeros conjuntos temáticos que divertem crianças e adultos de todas as idades. Temas como: dinossauros, castelos, carrinhos, robôs, piratas, super heróis ou gente comum são alguns deles. A empresa também lançou edições especiais como Indiana Jones, Harry Potter, Batman, Guerra nas Estrelas e produtos da Disney. A popularidade da marca acompanha o crescimento das crianças que, anos depois, se tornam pais e passam a brincar com os filhos, em mais de 140 países.
Hoje, em São Paulo, a exposição em cartaz na OCA, no Parque Ibirapuera (onde se realizará o 32º Programa de Formação Cultural), é “The Art of the Brick”, resultado do trabalho de Nathan Sawaya, um advogado que trocou a carreira para se dedicar a explorar as possibilidades de utilização do LEGO voltando-se à reprodução ou à criação de obras de arte. A exposição traz inesperadas criações e reconstruções de obras de arte universalmente conhecidas como "O Pensador", de Rodin, "O Grito", de Edvard Munch e "O Beijo", de Gustav Klimt.
Você já brincou de LEGO com crianças na creche? É um brinquedo caro e, por isso mesmo, não muito comum nas creches. Imitações mais baratas são mais frequentes. Não se trata, aqui, de fazer publicidade gratuita para uma empresa. Mas, sim, de defender que criança de creche merece brincar com brinquedo de qualidade. E brinquedo bom é brinquedo que dura. Dura porque não quebra. Dura porque oferece oportunidades de desafio e diversão conforme a criança cresce. Porque oferece oportunidades de interação de crianças e adultos ampliando, por exemplo, as habilidades motoras ou as de planejamento, a criatividade, o raciocínio, a concentração, a cooperação, a organização e muito mais. Com LEGO nas creches podemos compartilhar conhecimentos, afeto e alegria, brincando!
Inspire-se conosco
http://lego.wikia.com/wiki/Automatic_Binding_Brick
http://origemdascoisas.com/a-origem-da-lego/
https://www.lego.com/en-us/aboutus/lego-group/the_lego_history